Entenda o que faz um médico oftalmologista
A oftalmologia é a especialidade médica responsável por estudos e tratamentos relacionados à saúde dos olhos e do sistema lacrimal. Dessa forma, os oftalmologistas são capacitados para diagnosticar desde problemas comuns que reduzem a capacidade visual – como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada) – até complicações mais graves, como glaucoma, catarata, retinopatia, tumores, doenças do nervo ótico etc.
É importante lembrar que existe uma diferença entre oculista e oftalmologista. O oculista é um profissional técnico que atua na produção e no conserto de lentes e óculos. Já o oftalmologista é formado em Medicina e, depois de concluir a graduação, precisa fazer três anos de residência em oftalmologia para se tornar um especialista.
Os médicos dessa especialidade realizam o diagnóstico por meio de modernos equipamentos que possuem um elevado nível de acuidade. Também são habilitados para realizar cirurgias, tratamento de deficiências visuais e reparação a danos causados por eventuais traumas ou doenças degenerativas.
Uma pesquisa encomendada pela Agência Brasil mostrou que um a cada cinco brasileiros entre 18 e 24 anos nunca foi ao oftalmologista. A consulta de rotina precisa ser incorporada desde a infância, porque a maior parte das doenças oculares são silenciosas (não apresentam sintomas) e também porque os problemas na visão afetam o desempenho escolar.
Além disso, entre os brasileiros existe o hábito de checar a saúde dos olhos apenas quando há alguma dificuldade de enxergar. No entanto, é importante agendar consultas de check-up, principalmente em casos de coceira ou pressão nos olhos, diabetes, hipertensão, doenças oculares hereditárias e pessoas acima dos 40 anos de idade.
A atuação é ampla, por isso alguns profissionais preferem se especializar em uma determinada área, como retinopatias, cirurgias refrativas ou plásticas, oftalmopediatria, oftalmogeriatria e doenças orbitárias e das vias lacrimais.
De qualquer maneira, dentre as principais patologias diagnosticadas e tratadas pelo oftalmologista estão:
- Erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia);
- Trauma ocular;
- Descolamento de retina;
- Degeneração macular;
- Glaucoma;
- Estrabismo;
- Catarata;
- Doenças da córnea e da órbita ocular;
- Pterígio;
- Ambliopia;
- Retinopatias;
- Tumores;
- Uveítes.
Para realizar o diagnóstico, o médico oftalmologista faz um exame clínico dos olhos e também pode solicitar exames complementares, como refratometria e ecografia oftalmológica.
Dependendo do caso, pode ser necessária uma investigação mais aprofundada, por exemplo, por meio de uma tomografia de coerência óptica 3D, que mostra detalhadamente em três dimensões a retina e o nervo óptico.
A partir da análise dos exames, o oftalmologista consegue indicar um tratamento e receitar, por exemplo, o uso de lentes, óculos, colírios e medicamentos.
A Hapvida NotreDame Intermédica possui Centros Oftalmológicos com atendimento humanizado e equipe altamente capacitada. As unidades estão preparadas para realizar avaliações e exames para uma ampla gama de patologias.
Além disso, a operadora conta com dezenas de Centros Clínicos que fazem parte da Rede Própria e oferecem consultas com médicos oftalmologistas. Essas unidades estão espalhadas por cidades do estado de Minas Gerais.
Explore mais categorias
Portabilidade de Plano Empresarial: Como Fazer? | GNDI Minas
Nós fornecemos um guia passo a passo para facilitar o processo, garantindo que você possa aproveitar nossos serviços de saúde sem interrupções. Confira!
Continuar lendoEntenda a ansiedade: sintomas e como controlar
A ansiedade é uma reação de sobrevivência. Confira os sintomas dessa reação que dá impulso para correr do perigo.
Continuar lendoComo fazer plano de saúde empresarial?
Entenda aqui as regras de plano de saúde empresarial.
Continuar lendo