Quais são os benefícios do exercício físico durante a gravidez?
A prática de exercícios físicos durante a gestação proporciona benefícios para a saúde da mãe e do bebê. Um dos principais é a melhora da circulação sanguínea, que ajuda a minimizar o inchaço, sintoma comum nesse período, principalmente nas pernas e nos pés. Além disso, a atividade física regular auxilia no controle do ganho de peso na gravidez, questão que preocupa diversas mamães.
Se manter ativa influencia positivamente na preparação para o parto. Pois fortalece a musculatura e aumenta a resistência da mulher, fatores que são extremamente úteis durante o trabalho de parto. Há também exercícios que possibilitam o alívio de alguns desconfortos frequentes na gravidez, como as dores nas costas e a constipação.
Quais são os melhores exercícios para gestantes?
Os melhores exercícios para gestantes são aqueles que não apresentam risco de queda ou impacto, e que trabalham a resistência e a flexibilidade. Caminhadas leves, por exemplo, são uma excelente opção, pois além de serem seguras, ainda permitem que a futura mamãe desfrute do ar livre.
Aulas de hidroginástica e natação também são muito recomendadas durante a gravidez. Essas atividades são de baixo impacto e ajudam a aliviar o inchaço, além de fortalecer a musculatura. O pilates e o yoga, por sua vez, podem contribuir para melhorar a postura, fortalecer o assoalho pélvico e promover o relaxamento.
Existem exercícios que devem ser evitados durante a gravidez?
Atividades que envolvem saltos, movimentos bruscos ou risco de queda, como corrida, ciclismo ao ar livre e esportes de contato, geralmente não são recomendados.
Também é fundamental lembrar que cada corpo e cada gravidez são únicos. Portanto, o que funciona para uma mulher pode não funcionar para outra. Por isso, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar ou continuar qualquer programa de exercícios durante a gravidez.
Como adaptar sua rotina de exercícios para cada trimestre da gravidez?
No primeiro trimestre, muitas mulheres conseguem manter a mesma rotina de atividades físicas que praticavam antes da gestação. No entanto, é fundamental que se sintam bem durante os exercícios e que tenham o aval do médico.
À medida que a gravidez avança, no segundo trimestre, o aumento da barriga altera o equilíbrio da mulher. Nesse momento, é interessante optar por atividades mais suaves e de baixo impacto, como caminhadas ou hidroginástica, que não sobrecarregam o corpo e ainda ajudam a manter a forma.
No terceiro trimestre, a recomendação é focar em exercícios que alongam e fortalecem o assoalho pélvico. Essas atividades auxiliam na preparação para o parto e ajudam a gestante a lidar com as transformações físicas desse período.
Mais uma vez lembramos que cada gravidez é única e, por isso, qualquer programa de exercícios deve ser adaptado às necessidades individuais de cada mulher, sempre com a orientação de um profissional de saúde.
Tenha a tranquilidade de saber que sua saúde está em boas mãos! Hoje somos a operadora de saúde com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas, planos flexíveis
Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos de saúde e poder contar com uma assistência médica de alta qualidade.